segunda-feira, 14 de abril de 2008

Os Sobreviventes

(Fotos: Dario A. Prado Jr.)


Nos anos de 1984/1985 um grupo de jornalistas realizou uma vasta pesquisa que resultou no documentário em vídeo chamado Contestado: A Guerra Desconhecida. Nesse período foram entrevistados os últimos sobreviventes da guerra. Homens ainda fortes, lúcidos, valiosos testemunhos de tantas lutas e horrores.
compreensão do conflito. Do lado dos vencidos, nenhum falava muito a vontade de combates e mortes. Temiam, mesmo depois de 70 anos, serem perseguidos pois os vencedores testemunharam que eles seriam fanáticos e criminosos mesmo assim, com calma e amizade acabaram fazendo importantes relatos para aDo lado dos vencedores nenhum orgulho especial pelo que fizeram, até pelo contrário. Deste lado foram ouvidos um ex-soldado e um ex-vaqueano. O primeiro mais instruído pode, depois da guerra, fazer uma reflexão que o levou a odiar ter sido usado para matar brasileiros como ele a serviço de “uma monstruosidade da administração”.
O vaqueano, que era pago por fazendeiros, contava atrocidades sem se gabar, mas com naturalidade.
Um outro depoente, que não combateu em nenhum dos lados mas acompanhou os acontecimentos, sonhava em se casar com “uma jaguncinha” (jagunço era então o nome dos revoltosos) e acabou fazendo-o.

Um comentário:

Anônimo disse...

Watch your favorite video games on YouTube, on your smartphone
Watch your favorite video games mp3 juice on YouTube, on your smartphone or your tablet. The most trusted source for all YouTube channels. Discover the